Blog

Governo Lula reage com ironia a Trump e defende o Pix: “É nosso, my friend”

Melhor não mexer com o queridinho dos brasileiros.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o bom humor ácido para responder à tentativa dos Estados Unidos de incluir o Pix entre os alvos de uma investigação sobre práticas comerciais supostamente desleais do Brasil. 

Em publicação feita nesta quarta-feira (16) na rede social Instagram, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) mandou um recado direto — em inglês — para garantir que a resposta chegasse à Casa Branca.
“O Pix é nosso, my friend”, diz a frase na imagem postada.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Governo do Brasil (@govbr)

Governo Lula defende Pix: “causando ciúme”

Na legenda da postagem, a Secom adotou tom irônico para rebater a crítica velada ao sistema gratuito de transferências criado pelo Banco Central

“Parece que nosso PIX vem causando um ciúme danado lá fora, viu? Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema seguro, sigiloso e sem taxas”, escreveu o perfil oficial. 

O texto do governo segue, afirmando que o Brasil é soberano, e o Pix — com mais de 175 milhões de usuários — é símbolo dessa autonomia tecnológica e financeira.

“Nada de mexer com o que tá funcionando, ok?”, finaliza a Secom. 

É treta que não acaba mais 

A reação veio após o governo norte-americano divulgar um relatório com acusações contra o Brasil, entre elas, a de que o país favorece “um sistema de pagamentos eletrônico desenvolvido pelo governo”. 

O Pix não é citado nominalmente, mas o Planalto leu nas entrelinhas e não deixou barato.

Segundo o Estadão/Broadcast, a leitura dentro e fora do governo é de que as acusações dos EUA podem ter sido motivadas por lobby das grandes bandeiras de cartão internacionais, com objetivo de frear o avanço do Pix, que vem ganhando espaço não só entre consumidores, mas também no comércio e no setor de serviços.

Nos bastidores, a avaliação no Planalto é que a investigação norte-americana — que apelou até para a Rua 25 de Março — não deve avançar. 

Ainda assim, o governo brasileiro já deixou claro que vai defender o Pix com ironia, soberania e, claro, muito engajamento nas redes sociais.

É importante destacar que a nova tensão entre Brasil e EUA acontece em meio ao tarifaço anunciado por Trump, que impôs uma alíquota de 50% sobre produtos brasileiros

The post Governo Lula reage com ironia a Trump e defende o Pix: “É nosso, my friend” appeared first on Seu Dinheiro.

Francisco Gomes

Blog sobre finanças pessoais, investimentos, renda extra, ações, Tesouro Direto e FIIs. Escritor e investidor com foco em expansão internacional

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo